Pense nos animais – O Cheese completa 13 anos

Pense nos animais – O Cheese completa 13 anos

O evento do Slow Food está de volta de 17 a 20 de setembro

O programa atualizado está no https://cheese.slowfood.it/en

Aqui você encontra uma seleção de imagens da última edição https://media.slowfood.it/Cheese-2021/

 

Sem animais não haveria queijo, nem muitas outras coisas. Este será o tema do Cheese 2021: Pense nos Animais. A 13ª edição do mais importante evento dedicado aos queijos de leite cru e produtos lácteos artesanais acontecerá de 17 a 20 de setembro em Bra, na Itália, com a participação de pequenos produtores de queijo – e muito mais – do mundo inteiro.

Já nas edições anteriores, o foco do evento foi o bem-estar animal, a nutrição adequada dos animais leiteiros e a biodiversidade das raças. Em palestras e Laboratórios do Gosto, o reino animal sempre teve um lugar especial. Mas com o evento deste ano, os organizadores querem dar mais um passo adiante para que todo o Cheese gire em torno da importância de pensar nos animais.

De acordo com a FAO, existem 7745 raças locais: 26% delas estão em risco de extinção. Na Europa, metade das raças que existiam no início do século 20 já desapareceram. A extinção de uma raça é uma perda irreversível, e não apenas em termos genéticos: por trás de cada raça existe um ecossistema, uma cultura, um trabalho, uma tradição gastronômica, uma economia. Além disso, se considerarmos – como indica o estudo do Instituto Weizman em Rehovot, Israel – o peso da massa total de mamíferos na superfície de nosso planeta, aprendemos que, hoje, os seres humanos representam 36% do peso total, os animais de criação 60% e o resto apenas 4%. Basicamente, dois terços dos mamíferos terrestres são os que fornecem alimentos para a humanidade! Estes dados nos fizeram pensar e, mais uma, vez achamos que a relação complexa entre seres humanos e animais deve ser o foco da próxima edição do Cheese.

“É o momento certo. Se aprendemos alguma coisa com a Covid-19, é que nossa relação com a natureza deve ser readaptada”, comenta Serena Milano, Secretária-Geral da Fundação Slow Food para a Biodiversidade. “Precisamos trabalhar para estabelecer um equilíbrio mais saudável com o mundo em volta. Precisamos aprender a agir não como se fôssemos os donos do planeta, mas simples inquilinos, com o dever de respeitar nossos vizinhos, sejam vacas, ovelhas, cabras, animais selvagens, abelhas e outros polinizadores, até as bactérias e microrganismos. Todos eles, de alguma forma, influenciam o processo que nos permite ter leite e, consequentemente, queijo.”

O Cheese é a chance de viver a forma mais sincera e alegre de como pode e deve ser a nossa relação com o reino animal. O queijo de um pastor que cuida de seus rebanhos, levando-os para as pastagens melhores e deixando-os livres para que possam se mover e pastar suas plantas favoritas, naturalmente ricas em nutrientes essenciais; que ordenha seus animais cuidando deles quando estão doentes; que entende o quanto os animais são fundamentais para o bem-estar do planeta, assim como para toda a alegria que um queijo pode oferecer. A vida inteira de um pastor gira em torno do cuidado com os animais, e é vivida com eles. Sem pensar nos animais, os pastores e a biodiversidade ao seu redor não poderiam existir. É algo que todos também deveríamos fazer. Por amor. Por respeito. E porque não há outro caminho, se quisermos garantir um futuro saudável para o nosso planeta.

Pense nos Animais, estará presente em todas as áreas e atividades do Cheese 2021: desde as palestras aos Laboratórios do Gosto e às bancas do mercado. Inúmeros afinadores e selecionadores internacionais já confirmaram sua presença no Cheese 2021: apesar das dificuldades causadas pelas restrições anti-Covid e graças ao grande desejo de voltar à normalidade, a presença de produtores internacionais é cada vez mais forte, especialmente da Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

O evento abrirá novamente uma janela para o tema dos queijos naturais, produzidos graças a formas microscópicas de vida que dão a cada queijo sua identidade única. Além dos queijos e outros produtos lácteos, para ampliar o panorama dos alimentos naturais, uma área do mercado do Cheese apresentará uma seleção de carnes curadas naturais. O Cheese 2021 terá produtos de charcutaria sem nitritos ou nitratos, pois os alimentos naturais não são apenas mais saborosos, mas também são melhores para nossa saúde e têm um impacto ambiental menor.

O formato continua o mesmo, apesar de uma remodelação dos espaços dos eventos, de acordo com as medidas sanitárias anti-Covid. Como sempre, a entrada é gratuita e o evento será realizado nas praças e ruas do centro do Bra.

Aqui você encontrará o Mercado do Queijo, a Casa da Biodiversidade, o Grande Salão do Queijo, a Enoteca, a exposição Dairy Chain sobre o mundo do pastoreio e criação animal, as Cozinhas de Rua, Cerveja Artesanal, Food Trucks, os estandes de nossos parceiros e muito mais.

O Cheese 2021 é organizado pela Cidade de Bra e Slow Food. O evento foi possível graças ao apoio de empresas que acreditam nos valores e objetivos do evento, incluindo os principais parceiros: BBBell, BPER Banca, Consorzio del Parmigiano Reggiano, Egea, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy (QBA) e Reale Mutua.

 

Assessoria de Imprensa do Cheese

Slow Food – Imprensa Internacional: [email protected]

Paola Nano (329 832 1285); Alessia Pautasso (3428641029)

Municipalidade de Bra: Elena Martini, Roberto Buffa; 0172 438278; [email protected]

 

old.slowfood.com  – www.comune.bra.cn.it

 

 

 

 

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno