No dia 10 de dezembro, o Slow Food Internacional celebra a sexta edição do Terra Madre Day, em seu 25° aniversário

No dia 10 de dezembro de 2014, a rede internacional do Slow Food celebra a diversidade alimentar do mundo inteiro, com de uma série de eventos: encontros e debates, piqueniques e jantares, apresentação de filmes, visitas a fazendas e muito mais. Desde 2009, todo ano o Slow Food comemora o seu aniversario, dando uma excelente oportunidade para todos aqueles que acreditam na filosofia do Slow Food para promover, junto das comunidades que participam das comemorações e dos decisores locais, um sistema alimentar alternativo e sustentável. O movimento global convida todos a se unirem, para comemorar as tradições gastronômicas locais, e para conscientizar sobre a importância de preservar os produtos alimentares locais e as opções sustentáveis e locais ao modelo industrializado do nosso atual sistema alimentar.

A edição do Terra Madre Day deste ano coincide com o 25° aniversário do movimento internacional Slow Food, representando mais uma oportunidade para comemorar. Convivia, Comunidades do Alimento do Terra Madre, chefs, acadêmicos, jovens, produtores e amigos do Slow Food desempenharão um papel importantíssimo ao organizarem o seu Terra Madre Day, que vê, mais uma vez, a participação de inúmeras pessoas em todos os continentes. Este ano, o evento contará com uma participação especial, diretamente do espaço: a astronauta italiana, Samantha Cristoforetti, além da bandeira do Terra Madre Day, levou para a sua missão no espaço diversos produtos das Fortalezas Slow Food para manter um vínculo com os seus produtos locais durante os seis meses de viagem no espaço!

A seguir, uma breve descrição de alguns dos mais importantes eventos que serão organizados para o Terra Madre Day de 2014:

Brasil: Disco Xepa O Slow Food Rio vai organizar um evento contra o desperdício de alimentos, preparando uma refeição com os alimentos que, normalmente, seriam jogados fora, e utilizando os restos das feiras. Austrália: Slow Food Mildura River Soirée O Slow Food Mildura celebrará o Terra Madre Day com um jantar, navegando no rio Murray. Jovens chefs dos melhores restaurantes de Mildura foram convidados para realizar os pratos do cardápio, com produtos locais e autóctones. O peixe icônico dos rios australianos, o Bacalhau de Murray, será o protagonista do cardápio, com a recente indicação do Slow Food Mildura para a Arca do Gosto. O Slow Food Mildura deseja preservar a tradição do Bacalhau de Murray, celebrando os restaurantes que têm esse peixe em seus cardápios, e promovendo o encontro entre chefs e produtores.

Bangladesh: Conservar os Alimentos Locais para Preservar as Tradições Locais Membros da Comunidade do Alimento e do Convivium de Magura participarão do evento, que inclui um debate sobre os efeitos dos agrotóxicos sobre a natureza, a diversidade agrícola e a saúde humana. Serão apresentadas iniciativas sustentáveis no mundo, práticas locais e serão discutidas as perspectivas dos alimentos locais. Haverá também uma competição de cozinha, para premiar quem continua utilizando técnicas sustentáveis para preservar a diversidade alimentar local. O evento é um encontro intergeracional, com a participação de idosos, que compartilharão suas experiências, e de jovens agricultores, que apresentarão suas iniciativas para a defesa dos direitos dos agricultores. No final do evento haverá uma apresentação sobre como resistir às sementes transgênicas, ao “alimento lixo” e aos efeitos da mudança climática. Costa do Marfim: Temps D’Entenne O Convivium local Chigata vai organizar um debate radiofônico, sobre as vantagens dos produtos locais. O programa será apresentado por uma emissora local, e os ouvintes poderão participar.

Suécia: Film Och Fikakväll Este ano, o Convivium Slow Food i Skåne nordost vai celebrar o Terra Madre Day com a apresentação de curtas ligados ao tema do alimento e da agricultura. O evento acontecerá numa loja de produtos orgânicos, e também haverá degustação de doces orgânicos e de café do comércio justo. Também haverá venda direta de produtos agrícolas e salsichas.

Uganda: Alimentos indígenas de Uganda – Taste It & Like It O evento será realizado na fazenda WASU, município de Mukono, com o objetivo de mostrar como as verduras, frutas, cereais, legumes e especiarias cultivadas localmente melhoram a segurança alimentar e a geração de renda. O evento vai também mostrar as vantagens das hortas familiares e escolares. O objetivo é conscientizar sobre o valor dos alimentos locais para uma população saudável, defendendo ao mesmo tempo a biodiversidade vegetal e animal da região.

Estados Unidos: 11° Festa da preparação do atum (Tuna Canning Extravaganza) O atum de albacora, pescado com o anzol, é uma iguaria regional. Compartilhando tarefas e produto acabado, os membros da comunidade cortam, cozinham e conservam o peixe em potes de vidro. Durante a preparação, que leva um final de semana, os participantes aprendem sobre embalagem sob pressão, peixes e frutos do mar, e pesca local.

Saiba mais: old.slowfood.com www.terramadre.org old.slowfood.com/terramadreday

Para maiores informações, escreva para o Departamento de Imprensa do Slow Food Internacional:

Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno