Cheese 2021 toma forma

Os preparativos para o evento internacional dedicado aos queijos de leite cru e a tudo a eles relacionado. O credenciamento para a imprensa já está online

Cheese 2021, a ser realizado em Bra (Itália) de 17 a 20 de setembro, está agora em pleno andamento. Apesar das dificuldades causadas pela evolução da emergência sanitária, os organizadores Cidade de Bra e Slow Food estão se preparando para receber o vasto público de visitantes, produtores, affineurs ou “afinadores de queijos” e especialistas que contribuíram para o sucesso e fama mundial deste evento bienal, desde a primeira edição em 1997.

Garantir a segurança é prioritário e,  de acordo com os regulamentos vigentes, o acesso aos  eventos do Cheese 2021 será permitido exclusivamente aos visitantes portadores de um digital covid certificate (também denominado green pass). Os regulamentos estão fundamentados nos decretos emanados pelo governo italiano que contemplam as medidas de contenção da pandemia Covid-19 e, como tal, podem sofrer alterações decididas pelo governo. Todas as possíveis variações serão publicadas pelo site https://cheese.slowfood.it/en/.

O Mercado do Queijo, italiano e internacional, reunirá os melhores produtos que queijarias, pastores, mestres queijeiros e affineurs do mundo inteiro realizam. Os produtos lácteos à venda – sejam eles de leite de vaca, ovelha ou cabra – são feitos exclusivamente com leite cru por produtores atentos ao bem-estar dos animais, conforme a filosofia Slow Food e as campanhas que, desde a primeira edição, caracterizam o evento Cheese. Isto será particularmente evidente no Cheese 2021, em linha com o tema da edição deste ano: Pense nos Animais. As abordagens mais diversas podem ser adotadas para este tema, desde a filosófica até a prática, e o Mercado dará expressão a este último tipo.

Este ano também, expositores italianos e internacionais não quiseram perder a oportunidade de prestigiar o evento mais importante sobre queijos naturais. As incertezas ligadas à pandemia foram superadas pela vontade de encontrar, de compartilhar sentimentos e experiências, de dialogar novamente com o público competente e apaixonado do Cheese. Prova disso é a participação maciça de produtores, queijeiros e affineurs procedentes de todos os cantos da Região do Piemonte, que tem como elementos mais importantes as Fortalezas Slow Food: Coazze Cevrin, Saras del Fen, Macagn, Mountain Pasture Castelmagno, Toumin dal Mel e o grande estande institucional da Região Piemonte que apresentará as históricas D.O.P. alpinas e os novos projetos que acabam de ser lançados para o setor lácteo. Centenas de expositores também exibirão queijos caciocavallo do sul da Itália, queijos toma dos Alpes, queijos azuis e queijos de cabra de todos os tipos.

Entre os “affineurs”, estará o espanhol Pascual Cabaño com os queijos finos da empresa Rey Silo e a Comunidade Slow Food do Caminho de Santiago apresentando queijos tradicionais asturianos além de sidra, mel e compotas; de Madrid, chegam Poncelet com mais de 150 variedades de queijos, e Queseria Cultivo com o seu Isla Corazón.

Imprescindível a presença dos “affineurs” franceses como Joseph Paccard, que desde 1990, juntamente com seus filhos, seleciona queijos de leite cru, incluindo o antigo Reblochon, e também Marcel Petite com seu Comté Fort St Antoine.

Não menos importantes são os selecionadores de queijos da Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Portugal; além dos italianos, é claro, como os sempre presentes Guffanti di Arona e Giandomenico Negro, com seus surpreendentes experimentos no campo da maturação, ou Matteo Villa, com os melhores queijos toma de Valchiusella, Orco e Soana, produzidos a partir do leite cru de rebanhos da raça Fleckvieh da Valle d’Aosta.

Gourmino da Suíça apresentará ao público o Emmentaler Traditional de pequenos produtores lácteos que resistem à homologação industrial, e o Mountain Pasture Sbrinz, ambos pertencentes às Fortalezas Slow Food. Na Itália, destaca-se o grande grupo de Fortalezas do Trentino Alto Adige, que é a região alpina situada no Nordeste da Itália:  Puzzone di Moena Malga Cheese, Vezzena, Sole, Rabbi and Pejo Valleys Raw Milk Casolét, Mountain Trentingrana e Aurina Valley Graukäse.

O maior queijo natural do mundo, o Parmigiano Reggiano, também terá a maior presença no evento Cheese, como representante do próprio Consorzio di Tutela  e de dezenas de produtores entre os quais destaca o estande da Fortaleza com o queijo parmigiano obtido a partir do leite da raça White Modenese Cow, da qual restam hoje apenas algumas centenas de rezes em vez das 140 mil existentes nos anos 50.

Entre os queijos tradicionais italianos, um lugar de respeito fica reservado para os queijos “pecorino”, ou seja, queijos feitos com leite de ovelha: começaremos pela Toscana com o Maremma Raw Milk Pecorino, cruzaremos o Mar Tirreno até chegar à ilha da Sardenha, onde encontramos o Shepherds’ Fiore Sardo, um queijo que pertence à antiga tradição agro-pastoril da ilha, e o Ittiri Fresa Cheese. Do extremo sul virão os produtores do Basilicata Caciocavallo Podolico e os sicilianos com o Belice Valley Vastedda.

Nesta edição do Cheese 2021, os estandes das instituições regionais, sempre presentes nos eventos Slow Food, oferecerão um verdadeiro tour pela Itália. Além do estande do Piemonte já mencionado, também estará presente a região Valle d’Aosta. Na casa da Região Friuli Venezia Giulia os visitantes poderão conhecer produtores que se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade e que utilizam apenas leite cru. A transumância foi o tema escolhido pela Região Puglia, com a colaboração do Slow Food Puglia, uma região também representada pelo Parco dell’Alta Murgia. Teremos ainda a Região da Umbria com a Cidade de Gualdo Tadino. O Slow Food Sicilia, além de estar presente com uma área institucional e de degustação para os visitantes, apoiará também a presença das Fortalezas Slow Food da região e de outros produtores sicilianos.

O Cheese 2021 é organizado pela Cidade de Bra e Slow Food. A realização deste evento foi possível graças ao apoio de empresas que acreditam nos valores e objetivos professados, juntamente com os nossos Principais Parceiros: BBBell, BPER Banca, Consorzio del Parmigiano Reggiano, Egea, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy (QBA) e Reale Mutua.

 

Assessoria de imprensa do Cheese

Slow Food: Paola Nano (329 832 1285); Alessia Pautasso (342 864 1029); [email protected]

Cidade de Bra: Elena Martini, Roberto Buffa;  0172 438278; [email protected]

 

old.slowfood.com – www.comune.bra.cn.it

 

 

 

 

 

 

  • Did you learn something new from this page?
  • yesno